Ações

PROJETOS

Projeto de Pesquisa à longa distância
Faz o pagamento de taxas internacionais que possibilitam a troca de informações entre o STMO e Organismos Internacionais (ex. Universidade de Los Angeles, EEUU – UCLA).

Projeto Eventos
Doações comemorativas de festas de casamento, aniversários, jantares, almoços, promoções em restaurantes e promoções em lojas. É uma importante forma de arrecadação, tendo ao longo dos últimos anos motivado parceiros de toda a comunidade.

Projeto Felicidade
Parceria com o Projeto Felicidade/S Paulo, que permite anualmente a dois pacientes de TMO acompanhados de pai ou mãe, irem para São Paulo. O INSTITUTO TMO fornece transporte estadual, hospedagem estadual se necessária, ajuda de custo e roupas para a viagem. A viagem aérea para SP, hospedagem, alimentação e toda a programação de passeios em São Paulo fica sob os cuidados das voluntárias do Projeto Felicidade.

Projeto Perucas
Montou um Banco de Perucas no STMO que é controlado pelas assistentes sociais e que atende mulheres transplantadas. As perucas são recebidas em doação e compartilhadas com pacientes daquele Serviço.

Projeto Presente de Vida e Presente de Vida Eterna
Cartões Especiais que podem ser enviados para comemoração de datas especiais e/ou falecimentos mediante uma doação para a entidade. Os cartões possuem desenho exclusivo e ajudam a divulgar o trabalho da entidade.

Projeto Pequenas despesas/STMO
Oferece mensalmente ajuda de custo para pequenas despesas e complementa sempre que possível a compra de medicamentos emergenciais para pacientes do STMO.

Projeto Agasalhos e Mantimentos
Mantém captação constante através de doações, de cobertores, roupas e mantimentos que são encaminhados para o Serviço Social do STMO/HC e, em muitas ocasiões, para outras entidades irmãs.

Projeto Kuka Quente
Parceria desde 2004 com a SANEPAR de Ponta Grossa, que anualmente fornece 100 gorros de tricô para serem distribuídos para pacientes de TMO.

Projeto Brechó
Promoções ESPORÁDICAS com divulgação de data e locais.

Projeto Alegria Alegria
Promove ao longo do ano, vários eventos comemorativos em datas especiais com distribuição de presentes, guloseimas, lanche (sempre com orientação do grupo de nutricionistas do hospital), os eventos possuem decoração especial e recreacionistas. Ex. Páscoa, Dia da Criança, Festa Junina, Natal e outros.

Projeto de Musicoterapia
Trabalhar com os sons como facilitadores na cura dos males do corpo. Essa é a tônica de um lindo projeto que está revolucionando a maneira de lidar com os pacientes infanto-juvenis e adultos do Hospital de Clínicas, através do canto e de instrumentos musicais, a musicoterapia atua no resgate da saúde física, mental e social, e vem gerando excelentes resultados.

Projeto Brinquedotecas
O Instituto TMO/ Associação AlírioPfiffer inaugurou duas brinquedotecas no STMO/ Hospital de Clínicas da UFPR. A primeira foi implantada no atendimento ambulatorial, localizado no 4º andar do HC /anexo B e a segunda no 15° andar do prédio central. As inaugurações fizeram parte das comemorações dos 25 anos de fundação do instituto.

Editais
O INSTITUTO TMO/Associação Alírio Pfiffer divulga os projetos integral e parcialmente aprovados pela banca de avaliação no Edital 2012/2013. Os que foram aceitos integralmente receberão um investimento no valor de R$25mil cada. Já os que tiveram aprovação parcial, receberão o valor de R$12.500,00 como apoio e serão reavaliados após seis meses. Confira a relação dos projetos:

 

PROJETOS APROVADOS INTEGRALMENTE PELA BANCA DE AVALIAÇÃO

Tratamento global dos pacientes portadores de Anemia de Fanconi: Diretrizes do Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital de Clínicas de Curitiba
Responsável: Dra. Carmem Maria S. Bonfim.

Uso de Célula-Tronco Mesenquimais para tratamento da Doença do Enxerto contra Hospedeiro Crônica Refratária e Corticóide, após Transplante de Células Tronco Hematopoéticas
Responsável: Dra.Vaneusa Araujo Moreira Funke

Programa de triagem e prevenção de risco de Complicações Endócrino-Metabólicas Tardias em crianças e adolescentes submetidos a Transplante de Células Tronco Hematopoéticas
Responsável: Dra. Gisele Loth

Identificação de Poliformismos no Bloco Gama (Região de Classe III) do Complexo Principal de Histocompatibilidade Humano e a influência destas Variantes Alélicas no Transplante de Medula Óssea com Doador Não Consanguíneo
Responsável: Noemi Farah Pereira

 

PROJETOS APROVADOS PARCIALMENTE PELA BANCA DE AVALIAÇÃO

Projeto Transplante com duas unidades de Sangue de Cordão Umbilical para adolescentes e adultos
Responsável: Dra.Daniela Carinhanha Setubal

Projeto Espansão Clonal de Hemoglobinúria Paraxística Noturna (HPN) após Transplante Alogênico de Medula Óssea (TMO) para Anemia Plástica Severa: Uma Análise Retrospectiva de um Hospital Brasileiro
Responsável: Dr.Michel Michels de Oliveira.